Frutas e Hortaliças Herbáceas Anuais

FRUTAS HERBÁCEAS ANUAIS

Frutas herbáceas anuais: Melões e outros membros das famílias Cucurbitaceae e Solanaceae.

As plantas da família Cucurbitaceae, vulgarmente referidas como cucurbitáceas, podem ser dióicas ou monóicas, sendo na sua maioria anuais que morrem imediatamente após produzirem as sementes. Apresentam uma ampla distribuição global, mas ocorrem principalmente nos trópicos e subtrópicos. Os frutos desta família são na sua vasta maioria do tipo pepónio (ou pepónide), frequentemente considerados como um tipo específico de pseudobaga. Todas as espécies são sensíveis à geada.

As Frutas Herbáceas (Cucurbitaceae) são uma família de plantas tipicamente trepadoras por gavinhas, em geral herbáceas geófitas ou anuais, com o ovário ínfero. O fruto imaturo é um pepónio, que ao maturar se diversifica, adaptando-se a diferentes formas de dispersão das sementes.

As plantas desta família produzem cucurbitacinas, compostos que fazem com que a partes vegetativas e os frutos imaturos, e por vezes também os maduros, apresentem um sabor muito amargo e sejam tóxicos para a maioria dos animais.

As partes amargas de algumas cucurbitáceas estão entre os sabores mais amargos conhecidos provenientes de plantas. Para além disso, geralmente contém alcalóides e outras saponinas triterpenóides amargas, tetra ou pentacíclicas.

As cucurbitacinas são um grupo diversificado de compostos, mas partilham uma parte da via biossintética, pois um único gene basta para explicar a presença ou ausência desta família de compostos nas diferentes partes da planta.

As variedades cultivadas para consumo humano foram selecionadas por forma a perderam as cucurbitacinas em alguns órgãos.

Cucurbitaceae é uma família de plantas com flor pertencente ao clado das fabídeas, que agrupa mais de 975 espécies repartidas por 95 a 98 gêneros, repartidos por 15 tribos e duas subfamílias. Constituída maioritariamente por plantas de haste rastejante, rupícolas ou terrícolas, frequentemente com gavinhas de sustentação, inclui algumas espécies de hábito arbustivo, mas apenas uma espécie arbórea (Dendrosicyos socotranus).

A família tem distribuição cosmopolita, mas muito maior diversidade nas regiões tropicais e subtropicais. Entre os membros desta família incluem-se espécies cultivadas de grande importância econômica.

Frutas Herbáceas Mais Conhecidas

  • Abóbora
  • Cabaça
  • Caiota
  • Melão (Cucumis melo; Cucurbitaceae), meloa
  • Melancia (Citrullus vulgaris; Cucurbitaceae)
  • Pepino

Hortaliças Herbáceas Anuais

Umas poucas hortaliças são às vezes coloquialmente, mas incorretamente, denominados como “frutas” na cozinha.

As Hortaliças Herbáceas (Apiaceae) são de uma família de plantas dentro da classe Magnoliopsida (angiospermas), pertencentes à ordem Apiales, a qual inclui plantas conhecidas como a salsa, a cenoura, o aipó, a erva-doce, o cominho entre outros.

São geralmente ervas, aromáticas, com caules geralmente ocos na região internodal, com canais secretores contendo óleos aromáticos e resinas, saponinas triterpenóides, cumarinas, poliacetilenos de falcariona, monoterpenos e sequiterpenos, com umbeliferosa (um trissacarídeo) como produto de reserva de carboidratos.

Podem ser aquáticas, rupícolas ou terrícolas. Não é endêmica do Brasil. Anteriormente conhecida como Umbelliferae (ambos os nomes são autorizados pelo ICBN) e vernaculizado para umbelífera. Possui cerca de 300 géneros, contendo mais de 3000 espécies.

As flores das hortaliças herbáceas são pequenas e possuem simetria radial com 5 sépalas, 5 pétalas e 5 estames. Estão dispostas numa inflorescência em forma de umbela, daí o seu nome alternativo de Umbelliferae.

Várias espécies possuem inflorescências onde as flores apresentam dimorfismo, possuindo as mais externas pétalas mais vistosas destinadas à atracção dos insectos, enquanto as mais internas são mais discretas, concentrando-se na reprodução.

A família contém algumas espécies altamente tóxicas, como o Conium, também conhecido por cicuta (o veneno e não o gênero muito parecido com o Conium, e também altamente venenoso, Cicuta). Esta planta foi utilizada para executar Sócrates e também como veneno na ponta de setas. Contém também algumas plantas muito úteis, tais como a cenoura, a salsa, o aipo e o funcho.

As Apiaceae são parentes próximas da família Araliaceae, sendo que as fronteiras entre estas duas famílias permanecem esbatidas. Alguns sistemas de classificação recentes colocam as Araliaceae numa família Apiaceae expandida, mas esta classificação não tem sido unanimemente aceita. Os gêneros Hydrocotyle e Trachymene, tradicionalmente incluídos nas Apiaceae, são atualmente inseridos, de uma forma geral, na família Araliaceae.

Hortaliças Herbáceas Mais Conhecidas

  • Aipo
  • Anis
  • Cenoura
  • Cerefólio
  • Cherívia ou pastinaca
  • Cicuta
  • Coentro
  • Cominho
  • Endro
  • Erva-doce ou funcho
  • Ruibarbo (Rheum spp.; Polygonaceae): é usado na produção de tortas e saladas
  • Salsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *