Abacate: propriedades terapêuticas e medicinais

ABACATE

O que é Abacate?

Abacate é o fruto do Abacateiro, também designado como abacado, loiro-abacate e louro-abacate é uma espécie da família Lauraceae, de nome científico Persea americana. É bastante usado como planta medicinal com propriedades terapêuticas e medicinais.

Características do Abacateiro

O abacateiro é uma árvore de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura, nativa da América Central e México. Possui folhas coriáceas, lanceoladas e lustrosas e flores pequenas (5 a 10 mm de diâmetro) de um verde esbranquiçado. Os frutos são drupas ovoides ou piriformes (em forma de pera), de casca verde-escuro e polpa cremosa, adocicada, rica em gordura, de cor verde-clara ou amarelada, com uma única semente grande esférica, de 3 a 5 cm de diâmetro.

Características da Fruta

Os frutos das plantas selvagens são pequenos, mas as variedades cultivares apresentam frutos de dimensão considerável (7 a 20 cm de comprimento e pesam de 100 a 1000 g).

Qual Tipo de Solo é Melhor Para o Abacateiro

Esta planta prefere solos férteis e úmidos, e clima ameno a quente, de modo que prefere climas tropicais ou subtropicais.

O abacateiro cresce mais facilmente em solos leves, profundos, drenados e ligeiramente ácidos.

Em Que Regiões é Encontrado

As melhores condições climáticas são encontradas em regiões com chuvas em torno de 1200 milímetros anuais.

Quantas Espécies Existem

São conhecidas mais de 500 variedades, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana.

Parte Comestível

A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente.

Para Que Serve o Abacate

É popularmente utilizado como planta medicinal, usado como:

  • Diurético
  • Dissolver cálculos renais
  • Para o fígado
  • Para os rins
  • Para a bexiga entre outros.

Benefícios do Abacate

É uma fruta muito nutritiva e versátil, que pode ser consumida em receitas doces, salgadas, shakes. Porém, muitas pessoas que buscam uma dieta saudável, especialmente com foco em perder peso, acabam evitando o alimento por achar que ele faz engordar.

Quantas Calorias Tem?

Com certeza é uma fruta mais calórica e tem mais gorduras do que muitas outras frutas: em 100 g, são 96 calorias e 8,4 g de gordura, contra 48 calorias e 0,1 de gordura do abacaxi, por exemplo, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Consumir Abacate Engorda?

Em um cardápio equilibrado, consumir regularmente a fruta não vai fazer você engordar, pelo contrário, pode até ajudar a emagrecer e trazer muitos outros benefícios.

O Abacate Solta o Intestino?

A fruta tem um teor alto de fibras: cada 100 g, trás cerca de 6 g de fibras. Ele também é rico em gorduras boas para organismo e que facilitam a passagem das fezes pelo intestino, além de favorecer a saúde cardiovascular e melhorar os níveis de colesterol bom.

Benefícios do Caroço

O caroço do abacado também é um poderoso antimicrobiano, antifúngico e um antibiótico natural. Ele tem o poder de impedir a o surgimento da cândida e de diversas classes de fungos, além de nos proteger dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela.

Outros Benefícios da Semente

  • Para problemas estomacais: alivia diarreias e a inflamação do trato gastrointestinal, prevenindo a formação de úlceras gástricas e doenças bacterianas e virais.
  • Para a aumentar as defesas do corpo: fortalece o sistema imunológico. Também possui propriedades anti-inflamatórias, o que é favorável àqueles que sofrem com doenças que atingem as articulações, como a artrite.
  • Para prevenção de gripes e constipações, ou também possibilita curá-las, por seu poder de fortalecer o sistema imunológico.
  • O caroço pode ser um ótimo alimento para diminuir a necessidade de comer fora de hora, e consequentemente, ajudar a perder peso.
  • Colabora bastante, para manter o baixo nível de açúcar no sangue.
  • O chá da semente, pode ajudar a eliminar o excesso de gordura corporal, já que esta semente contém propriedades termogênicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *